quarta-feira, 22 de agosto de 2007

DJIA

Acompanhando análise anterior:
O índice chega ao antigo suporte em 13200 pontos agora resistência imediata para voltar ao trade range anterior e só então testar a MM80 e a LTB. Acredito que a disputa ainda será intensa e a tensão grande até que se rompa a LTB.

LREN3


Como havia chamado a atenção anteriormente, após cumprir o objetivo da expansão de queda, o ativo testa agora a LTB, que coincide com a MMP80 e o Fibo. O MACD encontra-se em nível sobrevendid, mas a recuperação da trajetória de alta não está confirmada, visto o cenário atual de grande incerteza no mercado (certeza nunca se tem mesmo). Caso seja confirmado o rompimento da LTB, o próximo suporte está em ~37,65.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

DJIA


O antigo suporte marcado em 13.200 é agora a resistência imediata a ser rompida pelo índice para voltar ao trade range anterior, entretanto para confirmar uma quebra da Tendência de queda terá que testar a MM de 80 períodos e então a LTB em ~13.400 ambas dentro do canal. O Histograma MACD já apresenta divergência de alta e assim como o Ibov (no post anterior) o volume da segunda ficou abaixo da média recente, indicando que os operadores aguardam dados a serem divulgados.

IBOV


Ontem os movimentos do Índice foram bem mais sutis que os da semana anterior, a valorização de 1,33 % começou a deixar alguns mais empolgadinhos, mas a volatilidade deve continuar. Entretanto algo me chama a atenção: o volume baixo; de certo que o volume nas quedas foi muito acima da média, mas o de ontem foi abaixo dela, lendo um pouco na Net me parece que agora estão todos aguardando algo, FED? Mais da metade dos analistas americanos acredita que o Fed vai cortar também a taxa básica de juros, que hoje está em 5,25%; olha a situação dos caras: medo da pressão inflacionária e queda de crescimento. Os Treasuries caíram devido a maior demanda pelos títulos, a propósito, o "flight-to-quality" não me faz mais tanto sentido neste momento, afinal de contas, eles foram o Pivot disto tudo. A cautela se manterá ainda por algum tempo, mas a "exuberância irracional" do Greenspan não morreu, agonizou, mas voltará em breve.


Para o Gráfico diário do Ibov, já tem resistência aí mesmo onde se encontra agora, a expansão da queda, marcada pelo Fibo de 38,2 % (ou 61,8 se tomarmos a máxima como origem, que é o mais indicado aliás) coincide com a retração de 50% do Fibo de alta. O volume como dito acima, muito aquém dos anteriores e o MACD, que serve como acompanhador de Tendências chega ao nível sobrevendido... cuidado com a exuberância!